AUTOVISTORIA PREDIAL

Calcule sua AUTOVISTORIA Predial

Autovistoria predial é lei e pode gerar multas se não for realizada no prazo previsto. Essa inspeção predial faz um diagnóstico de todos os sistemas de uma edificação e auxilia o gestor na hora da tomada de decisão. O foco da autovistoria predial é a segurança, estabilidade e conservação das edificações.

Autovistoria predial a segurança vem em 1º lugar

A autovistoria predial é uma exigência legal. No Rio de Janeiro, está prevista na Lei nº 6400/13, na Lei Complementar nº 126/13 e no Decreto nº 37.426 de 11/07/2013.

Essa lei de autovistoria predial, portanto, deve ser observada, pois busca avaliar a conservação, segurança e estabilidade das edificações.

Uma equipe multidisciplinar vai avaliar a edificação e um engenheiro ou arquiteto habilitado emitirá um laudo apontando as anomalias existentes.

Após a correção das anomalias pelo condomínio, deverá ser emitido um laudo complementar de autovistoria predial, atestando que essas anomalias foram efetivamente corrigidas.

Quais as edificações que precisam ser vistoriadas

Todas as edificações multifamiliares com mais de 3 pavimentos, maiores que 1.000 m² e após 5 anos de habite-se.

Quem pode fazer a autovistoria predial?

  • Engenheiros;
  • Arquitetos;

Empresas e profissionais legalmente habilitados e cadastrados em seus conselhos de Classe. Recomenda-se, ainda, que esses profissionais tenham especialização em engenharia diagnóstica. Além de experiência e vivência de obras e manutenções prediais.

Recomenda-se uma equipe multidisciplinar com especialista em cada área para verificar e especificar o tratamento adequado para cada anomalia identificada na edificação 

Qual a importância da autovistoria predial?

Certamente a autovistoria predial irá auxiliar o gestor de um condomínio, seja ele comercial ou residencial, no processo das manutenções prediais, dando um diagnóstico preciso do estado em que se encontra a edificação. Dessa forma, o síndico, gestor terá uma base para a tomada de decisão do que será prioridade e quais os pontos críticos da sua edificação.

Além disso, a autovistoria predial ajuda no processo de economia, indicando manutenções preventivas e evitando custo com manutenções corretivas que podem inviabilizar a execução com custos de reforço estrutural desnecessário. Também, não se deve esquecer o custo com multas, que serão evitadas se executada a autovistoria predial nos períodos indicados.

Por que devo realizar a autovistoria predial?

Além de trazer uma sensação de segurança para os moradores e usuários, demonstra a preocupação com o patrimônio que foi confiado ao gestor, síndico do condomínio.

O Laudo de autovistoria predial gerado deve ficar à disposição de qualquer morador/proprietário para ter acesso as informações que são de suma importância e deve ser compartilhada para facilitar o entendimento das ações do gestor quanto às decisões que deverão ser tomadas para necessidade de obras quando assim houver.

Os campos com * são obrigatórios

Whatsapp Focon Engenharia Whatsapp Focon Engenharia