Consultoria de Desempenho de Edificações
A Grande dificuldade das construtoras é manter o padrão de qualidade e não gerar um pós obra que demanda custos extras com manutenções e garantias. Além da dor de cabeça que podem acontecer quando um empreendimento é entregue e depois começa a dar problema com litígios por conta de problemas construtivos.
Sabendo disso a Focon Engenharia tem atuado com construtoras e incorporadoras para garantir a qualidade dos serviços executados dando consultoria em procedimentos fazendo com que aumente a vida útil de seus sistemas construtivos.
Consideramos um marco na Construção Civil, a norma NBR 15575 – Edificações Habitacionais – Desempenho estabelece requisitos para o atendimento de diversos sistemas presentes em empreendimentos habitacionais. Esse conjunto normativo contém seis partes:
- 01 – Requisitos Gerais;
- 02 – Requisitos para os sistemas estruturais;
- 03 – Requisitos para os sistemas de pisos;
- 04 – Requisitos para os sistemas de vedações
- 05 – Requisitos para os sistemas de coberturas;
- 06 – Requisitos para os sistemas hidrossanitários.
Obrigatória para empreendimentos habitacionais protocolados a partir de Julho/13, a NBR 15575 estabelece os níveis mínimo, intermediário e superior de desempenho para os requisitos apresentados acima, bem como, critérios objetivos para a avaliação de cada um dos sistemas.
Sua empresa precisa da NBR 15575?
Além de obrigatórios para novos empreendimentos habitacionais, a adoção dos requisitos previstos pela NBR 15575 – Norma de desempenho colabora para diferenciar o empreendimento da sua empresa de outras em seu mercado de atuação, diminuir o custo de manutenções em garantia da obra e a incidência de reclamações geradas pelo cliente final.
O cumprimento dos requisitos também influencia as atividades da empresa desde a fase de projetos, passando por todo o processo construtivo até o estabelecimento de atividades de manutenção do empreendimento ao longo de sua vida útil. Por isso, é essencial que procedimentos e ações de controle sejam estabelecidas em níveis apropriados à cada empresa atuante no mercado da construção civil.
