Blog

Falta de amarração na alvenaria isso pode?

Ao fazer a fiscalização em uma obra residencial multifamiliar com 2 pavimentos com 16 unidades, identifiquei um problema, essa alvenaria já havia sido executada a 7 dias e vejam a fissura que abriu no bloco cerâmico.

Esse é um dos erros mais comuns em obras de pequeno porte, isso acontece por falta de conhecimento dos profissionais que na maioria das vezes são executadas por pedreiros melhorados que viram mestres e acreditam não precisar de engenheiro acompanhando a obra ou por economia, pois iriam gastar com tela galvanizada, pistola e prego de aço, além é claro da mão de obra que não tem essa cultura e alegam gastar mais tempo para executar a alvenaria, hora se não gastar agora terá que gastar depois com arremates.

É difícil fazer o profissional e o proprietário entenderem quando a cultura do local não tem a prática de fazer essa amarração.

O profissional diz que sempre executou assim e nunca deu problema (conhece algum pedreiro que deu a garantia e voltou 5 anos depois para corrigir?) e o proprietário pergunta é mesmo necessário? E agora vai ter que demolir?

Um dos problemas que ocorrem devido a falta de amarração da alvenaria são as fissuras que vão abrir quando a estrutura começar a trabalhar. Isso gera manutenções em seu empreendimento no futuro.

Vejam abaixo um exemplo de amarração da alvenaria:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba sua proposta em até 24h

Vamos conversar? Fique a vontade: