Laudo e Gestão da Garantia de Construção

Como será feito?

Será realizada uma inspeção técnica para avaliação das condições da edificação, do atendimento ao plano de manutenção, identificando e apurando as origens das principais irregularidades e manifestações patológicas e classificando-as quanto às responsabilidades, classificando, também, quanto à sua importância, assim como a indicação das ações necessárias para reparo e conservação da edificação.

Qual objetivo da vistoria?

O Laudo de Gestão de Garantia tem o objetivo de identificar vícios ocultos decorrentes de erros de projeto ou execução (endógenos) falhas humanas (exógenos), agentes externos naturais (naturais), falta de manutenção (falhas) ou desgaste natural da edificação (funcional), a fim de serem identificados logo no início de sua manifestação, para que não comprometam grandes áreas ou afetem outros elementos da edificação, ou passem do período de garantia. Outra vantagem da inspeção predial é a eventual identificação de alguns vícios não manifestos que podem comprometer o desempenho da edificação e se, identificados tardiamente, podem ser inviáveis ou muito onerosos para reparo.

Em qual momento preciso contratar?

O Laudo de Gestão de Garantia pode ser realizada a critério do contratante, sendo que a Focon Engenharia recomenda que seja feita no 1º, 3º e 5º anos iniciais da edificação.

Como será desenvolvido?

A Inspeção de Gestão de Garantia será realizada por meio de entrevista com os usuários, análise de projetos e documentos, vistoria sensorial, uso de instrumentos de medição (se necessário), registro fotográfico ou vídeo por câmera manual ou drone, em todos os sistemas da edificação.

Principais referências:

ABNT. NBR 13752: Perícias de Engenharia na Construção Civil. Rio de Janeiro, 1996. INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA NACIONAL. Norma de inspeção predial nacional. 2012. 17 p.

INSTITUTO DE ENGENHARIA. DT 001/13 DTPC: Inspeção predial e auditoria técnica predial. São Paulo, 2013. 24 p


Whatsapp Focon Engenharia Whatsapp Focon Engenharia