Manual de Uso, Operação e Manutenção de Edifícios

Manual do Proprietário – Finalidade

  • Descrever as características técnicas da edificação construída;
  • Descrever procedimentos recomendáveis e obrigatórios para a conservação, uso e manutenção da edificação, bem como para a operação dos equipamentos;
  • Informar e orientar ao proprietário/condomínio com relação às suas obrigações no tocante à realização de atividades de manutenção e conservação, e de condições de utilização da edificação;
  • Prevenir a ocorrência de falhas ou acidentes decorrentes de uso inadequado;
  • Orientações para contribuir com o aumento da durabilidade dos materiais para que a edificação atinja vida útil de projeto;
  • Descrição dos materiais utilizados;
  • Indicação dos prazos de garantias; e
  • Indicação dos principais fornecedores.

Se deseja contratar uma empresa para elaborar o Manual de Uso, Operação e Manutenção de Edifícios você está no lugar certo. Somos especialistas em engenharia diagnóstica e qualidade e eficiência das edificações.

Todos os manuais são entregues com rapidez e alto nível de qualidade e clareza nas informações. Nosso orçamento é justo e atende os requisitos normativos para elaboração.

Quanto vai custar?

Solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso. Em breve lhe retornaremos.

Para que serve?

Nele será descrito os procedimentos padrões de manutenção, serve como um guia da manutenção. Descreve de forma clara e didática os componentes e sistemas da edificação, a fim de atingir a vida útil de projeto (VUP).

Por que deve ser feito?

Para cumprir uma exigência normativa que estabelece que toda nova edificação deve possuir um manual de uso e operação da edificação. Os parâmetros para elaboração do manual estão estabelecidos na ABNT NBR 14037 Manual, ABNT NBR 5674 e ABNT 15575. Além da NBR 5674 ABNT NBR 5674 (Manutenção de Edificações)

Entenda as responsabilidades:

  • Para Construtores e/ou incorporadores
    Elaborar o manual que atendendo as normas ABNT NBR 14037 Manual, ABNT NBR 5674 e ABNT 15575, informar os prazos de garantias, apresentar sugestão para o sistema de gestão de manutenção, informar como será realizado o atendimento ao cliente e prestar o serviço de assistência técnica aos usuários e síndicos de edificações.
  • Para Projetistas
    Dispor aos construtores, incorporadores e demais usuários as informações necessárias para a elaboração dos manuais, principalmente informações sobre correto uso e manutenção, cargas previstas, cargas máximas admitidas, riscos ao uso. Especificar componentes e sistemas em estrita observação aos critérios da norma de desempenho ABNT NBR 15575, enfatizando os requisitos de durabilidade e manutenabilidade.
  • Para Usuário e/ou Síndico
    Não usar a edificação fora das condições previstas e projetadas, não realizar modificações na edificação sem conhecimento e previa anuência do construtor e/ou projetistas. Seguir o Manual de uso operação e manutenção da edificação, implantar e executar o sistema de gestão de manutenção. Garantir que as manutenções somente sejam realizadas pelos profissionais indicados no sistema de gestão de manutenção. Registrar as manutenções e inspeções realizadas. Atualizar o manual nos casos em que ocorram modificações na edificação/unidade e no caso de não ser o usuário da edificação ou no caso de transição de usuário repassar o manual.

Whatsapp Focon Engenharia Whatsapp Focon Engenharia